I found my S(e)oul

Thais ID
3 min readMar 3, 2023

--

Hangang Park

Fevereiro de 2023 foi um mês intenso, talvez o mais intenso de toda minha vida e eu esperei ansiosamente por ele. Seoul não foi o primeiro destino que almejei, mas foi o melhor que eu poderia ter escolhido para ter essa jornada incrível!

Vou compartilhar dois textinhos que fiz durante esse período e que retratam bem o que vivi!

Lembro que a primeira vez que pensei em estudar fora do país foi aos 10 anos de idade. Desde então eu sempre tentei juntar dinheiro e definir um destino. A vontade de desbravar o mundo sempre foi tão grande que não importava qual o idioma e continente, eu precisava viver essa experiência.

Mas a vida tinha muito mais obstáculos que eu poderia imaginar e o sonho foi ficando para trás: gastos com saúde, desemprego, remédios, família… Tudo foi fazendo com que eu deixasse para trás aquela vontade de aprender.

De alguma forma, eu não desisti. Minha terapeuta sempre disse que eu sou uma pessoa muito forte por ter passado por tudo e ainda ter força de vontade para ir além. Não sei se concordo com essa força, às vezes só quero ficar no meu cantinho e lamentar por nada ter sido fácil, afinal, para muita gente é.

Enquanto não realizava meu sonho, estudei idiomas, aprendi culturas sem sair de casa, trabalhei e, finalmente, consegui investir em algo que estava quase fazendo Bodas de Prata no meu coração: um tão sonhado intercâmbio. Um mês apenas, mas eu decidi que seria o melhor mês da minha vida.

Aos 33 anos decidi que iria para o outro lado do mundo e aprenderia (mais) sobre o idioma e a cultura que no momento me encanta. Estou aprendendo coreano e estou orgulhosa da minha evolução.

Pode não ter sido no meu tempo e não ter a duração que eu gostaria que tivesse, mas já posso rabiscar esse feito da minha lista. E o mais legal de tudo é que a menina de 10 anos ainda está aqui e feliz por ter seu sonho realizado.

Hemingway só escreveu “Paris é uma festa” porque não teve a oportunidade de conhecer Seoul nos dias de hoje.

Essa cidade cheia de contrastes, luzes, poluição, linhas de metrô, máquinas para tudo, lojas de conveniência, prédios e muito vento, possui uma vida agitada que eu confesso que não esperava.

Ficar aqui por 32 dias foi uma das melhores decisões que tive em minha vida. Um sonho que depois de anos se concretizou e volto para a casa com a sensação de dever cumprido, com orgulho dos perrengues (engraçados) e dos muitos degraus de escada que subi e desci.

Sei que aqui tem problemas, mas sabe… em todo lugar tem. Nenhum lugar do mundo é perfeito e tudo bem…

Senti saudades da minha mãe e irmã, conheci gente incrível, fui bem tratada por idosos e desconhecidos que abriam um sorriso gigante quando descobriam que nosso grupinho era do Brasil.

Cantei no 노래방, passei a noite com as meninas em Itaewon e acho que conheci o tal do Gangnam Style. Caminhei no Rio Han, comi coisas tradicionais que me arrependo, bebi Soju e Makkeoli, vi templos, aprendi uma cultura nova e um idioma simples e complexo ao mesmo tempo.

Chorei e fui feliz. No final é isso… o importante são as emoções que eu vivi.

E daqui eu levo o melhor presente: amizades e lembranças que ficarão para sempre no meu coração.

서울 감사합니다. 너무 사랑해요

(Ps: Seoul não é BTSlândia ou K-Poplândia e a comida é ruim, prefiro nem comentar. Encontrei desodorante fácil e produtos para cabelo cacheado)

--

--

Thais ID

33 anos, vivendo intensamente todos os dias, trabalhando com o que amo, caminhando e cantando e seguindo a canção